Compliance

Como uma capacitação em compliance pode beneficiar sua organização?

Você já deve ter lido e ouvido a palavra compliance por aí. Esse é um termo da língua inglesa que, no contexto empresarial, significa agir de acordo com as normas e políticas internas, além, é claro, das leis dos países onde a empresa atua. Na prática, esse conceito está muito ligado às normas internas de ética e às leis de prevenção à lavagem de dinheiro, anticorrupção, concorrencial e outros temas que envolvam negociações e recursos públicos.

Por que desenvolver um programa de capacitação em compliance?

Todas as empresas possuem normas, políticas, códigos que devem ser respeitados por seus funcionários. Empresas do setor financeiro, como bancos, seguradoras e fintechs normalmente estão sujeitas a regulamentações mais sensíveis e a uma fiscalização mais rígida por conta da natureza dos seus serviços. 

Se a sua organização possui contratos com o setor público ou lida com pessoas expostas politicamente, sua atenção para esse tema deve ser redobrada.  

Existem muitos benefícios atrelados ao desenvolvimento de uma conduta íntegra e de respeito à lei no ambiente de trabalho: ao incentivar essa conduta, você terá um papel primordial na defesa da imagem e da reputação da sua instituição. Sua atuação será fundamental na prevenção de perdas financeiras decorrentes de multas e ações na justiça.

Ao conscientizar sua equipe nesse tema, você eleva o padrão ético da sua empresa e, consequentemente, aumenta a credibilidade com clientes, fornecedores e potenciais investidores.

Quero aplicar esse conceito na prática!

Sabemos que, em muitos casos, a conscientização dos colaboradores no tocante a esse tema se resume à leitura das políticas e códigos de conduta ética. Nessas ocasiões, é difícil avaliar se os colaboradores estão internalizando os princípios da sua organização ou se até mesmo estão lendo os documentos; uma solução para esse problema é a aplicação de cursos online, pois eles permitem uma interatividade maior com o conteúdo e a validação do conhecimento por meio de uma avaliação de aprendizagem. Além de serem publicados em plataformas de aprendizagem (LMSs – Learning Management Systems), onde é possível fazer todo o controle de acesso e acompanhar as métricas de realização.

A capacitação em compliance deve acompanhar as mudanças nas normas internas da sua instituição e na legislação. Portanto, ações digitais, como cursos online, são mais do que adequadas, já que são mídias de simples atualização. É possível também disponibilizar pílulas de conteúdos educacionais em formatos diversos, como palestras gravadas, vídeos didáticos, infográficos, entre outros. Tudo para conscientizar e promover a cultura ética na sua organização.

Em resumo

Levar o compliance para a sua empresa não é apenas uma forma de atender às pressões da lei e de órgãos fiscalizadores. 

É uma forma de preservar sua imagem, atraindo clientes e investidores, e de melhorar o clima organizacional, pois seus colegas certamente sentirão orgulho de trabalhar em uma empresa mais ética.

dezembro 2021
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
Cadastre-se

Para ver este conteúdo, preencha o formulário abaixo:

Fechar
Conversar com a Asterisco

Aceito receber comunicações via e-mail:

Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade.
Fechar